sábado, 15 de janeiro de 2011

• VERÃO 2011: Aprenda receitas caseiras para cuidar do corpo e dos cabelos no verão


Veja as dicas de uma dermatologista para cuidar dos pés descascados, hidratar os cabelos e proteger a coloração dos fios na estação mais quente do ano.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

• Estudo diz que quatro copos de café por dia protegem mulheres contra o diabetes


Às 08h09

Além de ajudar muita gente a acordar de manhã, estudos sugerem que o café pode proteger o organismo contra o diabetes tipo 2. Pesquisadores da UCLA (Universidade da Califórnia), nos Estados Unidos, descobriram um mecanismo molecular por trás do efeito protetor do café.

De acordo com a equipe liderada pelo professor de epidemiologia, Simin Liu, o consumo do café aumenta os níveis de uma proteína chamada globulina de ligação do hormônio sexual (SHBG, na sigla em inglês), responsável por regulamentar a atividade biológica da testosterona e do estrogênio.

Estudos clínicos anteriores já haviam indicado o importante papel dos hormônios sexuais no desenvolvimento da diabetes tipo 2. No estudo da UCLA, os pesquisadores descobriram que as mulheres que bebiam quatro xícaras de café por dia tinham níveis significativamente mais elevados de SHBG do que os não-bebedores. Com isso, elas teriam 56% menos chances de desenvolver diabetes do que os não-bebedores.

Para o estudo, os pesquisadores identificaram 359 novos casos de diabetes pareados por idade e raça com 359 pessoas aparentemente saudáveis, selecionados entre cerca de 40 mil mulheres. Além disso, sabe-se que SHBG não só regula os hormônios sexuais que são biologicamente ativos, mas também podem se ligar aos receptores de uma variedade de células, assim como é capaz de mediar diretamente a sinalização dos hormônios sexuais.

No entanto, os pesquisadores investigadores encontraram uma má notícia para os amantes de café descafeinado. O consumo do café sem cafeína não foi associado significativamente com níveis de SHBG ou risco de diabetes e, portanto, não ajudam a prevenir o diabetes.

Fonte: Portal R7

• SAÚDE: Educadores dizem que os pais estão invadindo demais a vida das crianças

• ALIMENTOS: Especialistas revelam que carnes enlatadas não são saudáveis